Escolher nome para o seu bebé considerando só a sua opinião já não é tarefa fácil quanto mais quando são 2 a escolher e sem contar com os que gostam de palpitar na bancada: avós, tios, primos, irmãos, amigos, filhos, enfim, uma variedade de opiniões e ideias que em nada tornam a nossa vida mais fácil por isso as Tendências 2018 para nomes de meninas poderão ajudar na escolha.

Além disso, penso que devem antes de mais reflectir sobre os seguintes pontos que considero importantes para a escolha do nome do vosso bebé:

  • Se desejam de homenagear alguém de família, um ídolo ou alguém muito querido.
  • Se pretendem escolher segundo o significado do nome.
  • Se pretendem um nome mais comum, mais tradicional ou um nome mais criativo, mais sonante, mais único.
  • Se querem um nome composto ou mais simples

Um dos primeiros passos quando soubemos que íamos ser pais de uma menina foi pensarmos no nome que iria ter,  primeiro porque tinha que ser um nome que ambos gostássemos, depois porque gostaríamos que um dia a Belinha gostasse. Um nome que tivesse um diminutivo para usarmos enquanto fosse pequenina, ou durante toda a vida em família e que ao mesmo tempo fosse um nome importante, diferente, com pouco uso para que ficasse na cabeça daqueles com quem ela se cruze ao longo da vida.

Por isso deixo-vos as Tendências 2018 para os nomes de meninas e espero que vos ajude na busca pelo nome perfeito para a vossa bebé.

Tendências 2018 para nomes de meninas:

Aurora –  Significa “o nascer do sol”, “o raiar do dia”, “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”. Aurora é um nome do latim aurora, com um significado bem evidente: “aquela que é como o nascer do sol”.  Aurora era a deusa romana da manhã, que na mitologia grega era a equivalente à deusa Eos. De acordo com a mitologia romana, a deusa Aurora era responsável em sobrevoar os céus anunciando o começo de um novo dia.

 

Olívia – Nome de origem espanhola, derivado do latim oliva, que quer dizer literalmente “azeitona”. Segundo alguns pesquisadores da onomástica, este nome teria raízes toponímicas, derivado de uma região em Espanha (Navarra), que era característico pelas plantações de oliveiras.

Ana – Significa “graciosa” ou “cheia de graça”. O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer “graciosa, cheia de graça”. Esse bonito nome feminino reflecte o sentido de dádiva ou oferta. Possivelmente é esse sentimento que os pais das meninas registadas com esse nome pretendem transmitir com o nascimento da sua filha.Maria – Significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.  Maria é um nome de origem incerta, provavelmente se originou a partir do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana” ou “a vidente”. Por ser um nome muito difundido, antes mesmo da época de Jesus Cristo, é possível que derive do sânscrito Maryáh. Este quer dizer literalmente “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

1 2
Alexandra Catarino
Autor

Office Manager numa empresa de biotecnologia, engenheira química de formação, contabilista da casa e uma mãe galinha mas ternurenta! Assim me apresento neste meu blogue, onde vou partilhar com vocês as dicas e regras que sigo para manter o meu UNIVERSO COR-DE-ROSA

Comente Este Artigo

two × 3 =